23 janeiro 2006

dia 9 - "Tá fixe, tá feito!"

É bom começar o dia relaxado, e já há algumas semanas que isso não era frequente. Prontos para um último dia de filmagens, em que tínhamos poucos planos e simples, e com todos os actores no set, sabíamos que hoje era a festa!

Começámos a manhã com dois dos planos que tinham ficado atrasados do dia anterior por causa da tal questão do actor que teve de sair. Eram planos complicados, porque implicavam todos os 11 actores a representar ao mesmo tempo e no ritmo, para além de ter a coreografia, a câmara com movimento de grua,e ainda fumo (gelo seco), que como tinha sobrado pouco, só daria para fazer uma vez. Assim, ensaiámos tudo muito bem, e no momento em que libertámos o fumo, deu tempo para fazer duas vezes a acção. Passámos aos planos do dia. Hoje íamos filmar a sequência final, já com todo o cenário destruído, o que foi, de certa forma, um cenário que deu prazer em preparar. Os primeiros planos eram muito importantes porque vão levar um elemento em 3D (criado pelo João Seabra) que será colocado por cima da imagem real. Assim, e como a câmara tinha movimento, fizemos várias vezes até sair bem. Nenhum actor se podia mexer um milímetro, o que, parecendo que não, pode ser bem complicado de conseguir. No fim, depois de repetirmos várias vezes, deparámo-nos com um erro de continuidade. A boina, do Sr. Xavier, que deveria estar caída no chão, estava na cabeça... solução? Depressa pensei em dois planos "extra" com a história ligeiramente alterada, de modo a corrigir esse erro no filme final.
A manhã proseguiu com esses planos finais da resolução do filme. As cenas eram bastante simples, e penso que terão ficado melhor do que aquilo que eu tinha imaginado. Ás vezes é assim: por muito que se tente ter o filme na cabeça, só vendo algumas cenas a serem representadas é que se tem percepção se vão funcionar ou não.
Depois de almoço, fizemos as ultimas cenas, ainda tivemos tempo de repetir algumas que durante os outros dias não tinham ficado tão bem, e também alguns planos extras que eu fui pensando à medida que íamos filmando. No final do dia, depois da comemoração e despedida dos actores, ainda filmámos alguns inserts do cenário, e o últimos plano, foi o vaso a cair. Conseguimos repetir duas vezes, embora da segunda vez a planta já se tenha ressentido um pouco. Foram preciso muitos cálculos para que a planta caísse exactamente onde queríamos.
Ainda antes de ir embora começámos a arrumação daquelas coisas que exigiam mais urgência.

No fim, o saldo destes 9 dias era bem positivo. Não só conseguimos filmar tudo o que queríamos e bem, como enquanto equipa fomos muito organizados, esforçados e empenhados em fazer deste filme um sucesso, apesar do enorme cansaço que todos fomos sentindo. Os actores disseram-nos que gostaram muito de trabalhar connosco, e do filme, elogiaram o nosso profissionalismo, mesmo sendo apenas estudantes, e o carinho com que os recebemos e os tratámos todos os dias. É sempre compensador ouvir assim elogios de actores tão bons e com tanta experiência como são estes que connosco trabalharam. Os meus parabéns a todos eles, e a toda a equipa extraordinária que trabalhou neste projecto. Estou muito feliz com o meu trabalho e com o de todos eles.
Para além disso o nosso projecto começa a ter alguma visibilidade. Não só tivémos muitas visitas ao set durante as filmagens, mesmo de profissionais da área de fora, que ouvindo falar do nosso projecto quiseram "ver com os próprios olhos", como também as reacções ao blog têm sido muitas e as mais variadas.

Mas se a fase das filmagens já acabou, uma nova se inicia. Esta semana ainda temos muito para desmontar e arrumar, mas vamos já começar a vizualização e selecção das imagens, para logo começarmos a editar. O tempo aperta, e dois meses não é nada.
Nos próximos tempos, mais posts sobre a produção, equipa, actores, personagens, filme, história, e sobre todo o processo de pós-produção.

Até breve.


(escrito ao som de Coldplay - Fix You)