dia 4 - a corrida contra o tempo
A manhã começou a bom ritmo. Não eram planos difíceis, mas eram mais de 10, e ainda tínhamos 2 atrasados, e os actores tinham de sair à 1h em ponto. Os planos da Laura (Sónia Sousa) e o Coutinho (Nuno Lima) estavam bem ensaiados e eles são dois actores muito divertidos e descontraídos. Mais uma vez queixaram-se da dificuldade de entrar no papel com planos tão pequenos, as acções tão fragmentadas, e ainda por cima fora da ordem cronológica. Há muitas variáveis para estabelecer a ordem pela qual os planos são feitos, e mesmo assim passa-se o dia a alterar para nos adaptarmos ao que vai acontecendo. À tarde, por causa do atraso de um actor tivemos de fazer uma alteração, que fez com que outro actor, que tinha sido pontual tivesse 2 horas à espera para gravar, o que me causa sempre algum desconforto face a estas pessoas.
Apesar disso a manhã foi divertida, e o desempenho deles foi fantástico. Gravámos uma cena em que a Laura ouvia uma buzina vinda do exterior e dirigia-se sobressaltada à entrada. Para ser mais real acabei por gritar Piiii ao megafone o que provocou um riso geral no set (hummm, isto do piii lembra-me qualquer coisa). Outra cena complicada foi aquela em que o Coutinho deixa cair as moedas e uma delas tinha de cair, obrigatoriamente ao pé do pé da Laura. Obviamente que , ou tínhamos muita sorte, ou iria ser muito difícil. Fizemos o plano em dois takes, um com as moedas a cair, e outra com elas já no chão nas posições que nos interessava, e no final, se tivermos tempo, tentamos melhorá-la.
Depois de almoço, voltámos a começar com um atraso de meia hora, por causa da tal alteração de planos. Se de manhã tínhamos muitos para fazer, já há tarde, eram só 7. Mas mais uma vez, os planos com o Fábio (André Filipe) demoram muito a encenar e a preparar, e só o “Tio Dani” tem mão no miúdo.
Mais um problema: toda a preparação de planos foi feita a contar que o miúdo fosse mais baixo do que o balcão. Mas como ao construir o cenário baixámos o balcão e escolhemos uma criança uma bocado mais velha, deparámo-nos com o problema de ter de alterar os planos de modo a conseguir disfarçar a falta dos restantes actores que estariam atrás do balcão. Não era nada que ainda não me tivesse passado pela cabeça, mas preferi esperar por este momento e alterar os planos com tudo já no set, do que estar a pensar antes em soluções que poderiam ser solucionadas.
Outra coisa engraçada é o facto de no momento nos surgirem novas ideias para a história, e acrescentarmos pequenos momentos às cenas para as melhorar. Por exemplo, o Hélder passou a entrar numa das cenas do Fábio, indicando-lhe, em jeito de dica, para ir tirar uma senha de vez para a mãe, já que ficava mais credível e engraçado, do que a ideia inicial escrita, que seria ele a ir por si só.
A tarde também correu bastante bem. A história é divertida, e mais uma vez gravar as cenas que metem qualquer tido de destruição ou coisas a voar são sempre muito divertidas pelos imprevistos… até mesmo quando o braço da Susana (directora de arte) entra no plano para mandar papelinhos para a ventoinha.
Outros momentos hilariantes são os protagonizados pela “Menina da claquete”, a Mónica, que também tem feito um trabalho exemplar na questão da continuidade com a Joana Deusdado. Hei-de fazer um post só sobre a claquete, mas não podia deixar de referir isto hoje, porque ainda agora me rio a pensar na cena em que ela passou com a claquete no ar, como as meninas que indicam os Rounds nos combates de Boxe… só visto…
A equipa portou-se muito bem. Muita concentração, organização, não houve problemas nem discussões. O briefing ao fim do dia foi sem dúvida o mais rápido de sempre. O dia foi realmente muito bom. Mesmo com os atrasos, conseguimos fazer os quase 25 planos previstos para hoje, e ainda os que tinham ficado atrasados dos outros dias, e ainda adiantamos alguns planos: tudo isto, e ainda acabámos antes da hora, tanto antes do almoço, como ao final da tarde. Espero que sejam todos os dias como o de hoje. Ainda filmávamos tudo até sexta, e tirávamos o fim de semana para férias… hum… ok. Estou a delirar… deve ser do cansaço ou do adiantado da hora que, ao fim de tantos dias a dormir pouquíssimo, só me traz à mente imagens da minha cama.
Boa noite.
Imagens de ontem ( a da equipa terá de ficar adiada mais uma vez…)
(escrito ao som de Travis - More Than Us)
0 Reclamações:
Enviar um comentário
<< ENTRADA: retire uma senha e aguarde a sua vez.