dia 1 - os restos
Ainda havia alguns pormenores de última hora a arranjar no cenário e luzes, mas tudo ficou pronto a horas de começarmos a filmar (claro que o atraso dos actores ajudou...). Quando via os actores a subir para o set já arranjados, parecia que estava a ver pela primeira vez as próprias personagens! O trabalho das directoras de arte, e da Mariana ( a maquilhadora/cabeleireira) foi realmente excelente, mas a escolha do elenco também ajudou a chegar onde pretendíamos
Hoje o dia prometia complicações: ao fim de muitas experiências ainda não conseguimos descobrir como é que podemos dividir as largas dezenas de milhares de Watts de luz, pelas diferentes fases do "estúdio Ílidio Pinho", de modo a que quando ligarmos todos os focos, o quadro eléctrico não ir abaixo. Claro que conseguimos dar a volta ao problema, e com alguns focos "portáteis" íamos fazendo a luz para os planos mais problemáticos. Ainda assim, perdemos algum tempo e ritmo com estas pausas para resolver estes problemas durante o dia.
Para além disso, é normal que o último dia de filmagens seja o dia em que se filmam os planos que "sobram" ou que não encaixam bem em nenhum dos outros dias. No nosso caso, por causa da disponibilidade dos nossos 11 actores, tivémos de começar exactamente pelas sobras, o que tornou o dia muito complicado em termos de encenação com os actores, e pelas questões da continuidade das personagens e cenário. Porém, e apesar do ritmo alucinante com que andámos hoje, conseguimos filmar tudo o previsto (excepto um plano que ficou para amanhã). E esses problemas acabaram por não o ser, já que as fichas de realização, que tanto trabalho me deram a preparar, já tinham todas as indicações para a preparação e encenação rápida e organizada dos vários planos.
A manhã correu muito bem e ainda tivemos de esperar pelo almoço, já que acabámos mais cedo do que o previsto... A massa chinesa não foi o melhor prato para o primeiro dia, e tenho que confessar que se não fossem as mistas a meio da tarde, tinha ficado com tanta ou mais fome como antes de almoçar. ( mas valeu o esforço, Teresa... ;-)) A tarde começou mais devagar e perdemos um bocado o ritmo (também pelos problemas técnicos) o que nos atrasar um bocado. Houve alguns planos que custaram a sair, como o encontrão entre a Laura (Sónia Sousa) e o Coutinho (Nuno Lima) - (é mesmo complicado simular e sincronizar os actores para darem um encontrão que pareça real dentro do plano da câmara) ou o plano do jornal pelo ar, que acabou por se repetir quase 20 vezes com os mais variados truques, incluindo duas das Joanas em cima do balcão a atirar folhas de jornal rasgadas ao ar!!! No final os actores já estavam tão fartos de repetir que a cena até ficou bem real, quando conseguimos finalmente que o jornal voasse na direcção certa... Complicado também foi filmar o plano em que a bengala embate nas chaves... o nosso velhinho, o Sr. Xavier (Artur Sista), bem se esforçou para acertar nas chaves, mas acertava mais nas mãos da Laura, que a certa altura já estavam vermelhas de tanta "porrada". Acabou por ser um de nós que lançou a bengala, e lá fizemos o plano. O cinema tem destas coisas. O dia acabou com os planos iniciais do Helder (Ricardo Bueno), que mais uma vez nos surpreendeu com os seus improvisos fenomenais! Ainda pelo meio um travelling com 4 personagens a "ritmar" ao mesmo tempo, e o Hélder a interagir com eles por trás, que é seguramente o plano mais bem conseguido de toda a minha vida cinematográfica! Ficou mesmo lindo.
No fim do dia, cansados, ainda arrumámos todo o set, que parecia uma feira no fim das filmagens, e ainda tivemos tempo para rever algumas imagens e nos surpreendermos com a qualidade da Alta Definição.
Mais algumas fotos:
Até amanhã.
(escrito ao som de Obi - Somewhere Nicer)
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