22 janeiro 2006

dia 8 - especial efeitos

Eis que chega o dia que todos esperávamos. Saltar da cama hoje foi bem rápido, mesmo com muito sono, tal era a ansiedade pelo dia que ia começar.
Os efeitos especiais começavam às dez horas, e iam ter de sair ao primeiro take, porque só tínhamos os técnicos de manhã, e a quantidade de explosivos tinha sido reduzida a 9 para o candeeiro, mais 3 para o computador. Para além disso só íamos ter mesmo uma câmara o que nos reduziu os planos para metade. Isto, se todos os takes corressem bem à primeira. O nosso maior receio era que algum actor se magoasse, principalmente a Zulmira que era a que teria o maior contacto com o candeeiro. Também podia dar-se o caso de ela se assustar de verdade, desequilibrar-se e cair, o que não seria nada bom...
A equipa estava muito concentrada e organizada. Estávamos todos no set a fazer as mais variadas funções, desde fazer piscar o candeeiro a segurar na Zulmira, e nos armários à volta, etc... Ensaiámos várias vezes para que tudo saísse bem no momento.
O primeiro take. O momento de mais tensão da manhã. Silêncio. Tudo Preparado? Acção. O candeeiro explode mesmo na mão da actriz, que se assusta e se desequilibra. Consegue-se agarrar e voltar à personagem. Corta! Estava tudo bem. Tal como no ensaio de ontem, o barulho assusta bastante, mas não teve perigo nenhum para as pessoas. O resto da manhã foi mais tranquilo. Fizemos 7 takes da explosão, dos quais só um não podemos aproveitar porque apareceu uma corda a meio. Ninguém se magoou, embora quase todos os actores tenham feito uma expressão mesmo genuína do momento, até porque embora controlado, há sempre algum receio destas coisas, e o estrondo assusta sempre um bocado - que o diga a Laura, que deu um salto para trás fantástico. Não eram todos os planos que eu queria, mas, dentro do possível, até não foi nada mau, e podemos aproveitar quase todos os primeiros takes.
A seguir, a explosão do computador do Augusto. Embora fosse bem mais fácil, foi bem mais demorada e complicada, porque não havia maneira de conseguir sincronizar os movimentos com as explosões, mas lá ao quarto take conseguimos.
A manhã pareceu bem mais simples do que o que tínhamos imaginado, e fomos almoçar À hora prevista, satisfeitos com o trabalho de todos.
À tarde, um dos actores teve problemas pessoais e teve de sair. Foi uma dor de cabeça reorganizar todos os planos e ainda perdemos uma boa horita nisso. Deixámos alguns planos para amanhã, mas também adiantamos mais alguns. Aproveitando que tínhamos o gelo seco, fizemos um planos com o fumo, mas fiquei um pouco desiludido. O efeito no local é lindíssimo, mas acho que não há nenhum plano em que se consiga captar essa beleza. É uma questão de opção: ou os planos lógicos para a história, ou os planos bonitos, do chão cheio de fumo. Pela terceira vez adiamos o plano em que o tacão parte, porque não há maneira de ficar realista. A tarde foi divertida "I like to move it, move it...", mas mais uma vez notei que estávamos todos de rastos. Acabámos cedinho, e a equipa foi embora. Ficámos a reorganizar o dia de amanhã, e a rever todo o argumento, story-boards e planos de rodagem para nos certificarmo-nos que nada sobrava, que não pudesse ser feito amanhã. Ainda à noitinha, aproveitámos o gelo que tinha sobrado e fizemos mais uns inserts do computador com o fumo a sair. Foi a parte mais divertida do dia poder destruir por completo um monitor, e abrindo um buraco, conseguimos esconder um mini balde, com gelo seco, que fazia o fumo sair pela frente, e não só por trás... truques...
Ainda numa de truques posso adiantar a título de curiosidade que hoje tivemos dois duplos. Em primeiro lugar a Joana Mesquita tomou o lugar de Zulmira, com a sua roupa vestida, e fez alguns dos planos do candeeiro, dos mais perigosos. Em segundo lugar o Daniel, vestiu o casaco do Coutinho, e conseguimos contornar os planos sem ele apanhando apenas ligeiramente o braço, o que dava a presença do personagem, sem ele realmente lá estar. Ainda pelo meio muitos truques do género para contornar os mais diversos problemas, mas depois conto noutra altura. Amanhã é o último dia. Acaba uma fase muito importante, e estou confiante de que vai acabar bem.
Fala-se cada vez mais do Paraíso Fiscal...


(escrito ao som de Beth Orton - Live as you Dream)

1 Reclamações:

Blogger tania bonnet preencheu o formulário E23 depois dirigiu-se à fila B com fotocópia do Bi e foto tipo passe e disse...

Ai ca fixeeeeeeeeee!!!
Já podias ter dito que este blog existia :D!! Tá demais!!! Vou estar atenta, sr realizador! Já agora parabéns, e boa sorte para ti e toda a equipa que faz o jornal nacional... aliás! o Paraíso Fiscal :p!! luzes, camara...beijinhos!!! :D

22/1/06 22:48  

Enviar um comentário

<< ENTRADA: retire uma senha e aguarde a sua vez.