12 março 2006

o tempo?


O tempo voa. A poucos dias da estreia ainda há muito a fazer. As últimas semanas têm sido cada vez mais intensas.

A edição está fechada. Depois de termos chegado a uns incríveis 15.30, concluímos que estava tudo depressa demais e dilatámos de novo para os 16, que será o tempo final da curta. Depois de termos fechado em termos de cortes e planos, começámos a sincronizar tudo com o metrónomo, essencial na nossa produção, visto ser um musical. Foi uma tarefa complicada, mas divertida e muito compensadora. Penso que o filme ficou completamente diferente depois de todos os planos baterem ao ritmo certo. Nós ficávamos muito entusiasmados sempre que íamos vendo os excertos, e por vezes até entrávamos no ritmo... Em alguns planos as várias personagens não estavam sintonizadas umas com as outras... então usámos um pequeno truque para dividir o ecrã em dois em que uma das metades está mais acelerada do que a outra, e ficou tão perfeito que ninguém vai acreditar que aquilo não foi filmado mesmo assim... Estamos a ultimar os últimos pormenores. Sabemos que ainda vamos ter de mexer em alguns planos, porque o "som" já nos avisou que algumas coisas não estão no tempo certo. Entretanto a magia acontece. Máscaras, crops, keys, photoshop, etc... tudo o necessário para corrigir aqueles pequenos erros que vão aparecendo, como focos, falhas no cenário, "tectos", fins de parede, cabos, e até há um plano em que vamos simular o exterior (a rua) por entre a porta. São os pormenores que fazem a diferença.
Também já fizemos os estudos de cor para o filme, e concordámos (eu e o Nuno) em adulterar um pouco a cor original e usar alguns filtros para conseguir os efeitos que queríamos: o espaço soturno no início, e a ideia de Paraíso para o final. Vamos tratar disto nos próximos dias. Também já resolvemos o início do filme e o final, que tem uma surpresa, e com uns créditos que passam tão rápido que nem o Flash os vai conseguir ler... obviamente estamos a resolver a questão, tentando não deixar nenhum nome de fora...
Em simultâneo vão acontecendo várias coisas:

- no "som" trabalha-se toda a parte sonora do filme (que bela conclusão!) uma vez que não vamos aproveitar praticamente nenhum som original. É como ter um filme mudo aos quais lentamente se adicionam os sons que fazem as imagens ganharem vida. A Joana Mesquita e o Luís, começaram por fazer a parte rítmica do filme, que agora parece uma coisa completamente diferente, apesar de ainda haver alguns que eu não gosto muito... Falta ajustar volumes, pitchs e reverbs... Aí sim, vai-se ver a diferença.

- o Artur começou a fazer a banda sonora que deve estar pronta em breve. Na sua incursão até à nossa sala para ver o filme, penso que terá ficado bastante entusiasmado com o que viu, pelo que deve ser um prazer estar a compor para nós.

- O João Seabra está a fazer a parte 3d, que entra na última sequência do filme. Entre pontos, riscos, e trackings, já dá para vislumbrar como irá ficar... e na minha opinião vai ficar óptimo.

- a Mafalda e a Teresa andam a pensar as estratégias de marketing, promoção e exibição do filme. Seleccionam festivais, vêm as questões dos dvds, cartazes, etc...

- por falar em cartazes, o grafismo está praticamente pronto. Foram muitas as ideias, mas optámos, embora não em unanimidade por aquela que nos pareceu resultar melhor... sem usar as personagens, mas usando antes o cenário e todo o contexto do filme no lettering, etc. Hesitamos bastante entre usar o logótipo já existente ou criar um novo, assim como em outros pormenores. Vamos usar dois tipos de letra, e as cores serão de um modo geral escuras e em tons esverdeados. Ficam aqui algumas das ideias, e em breve o cartaz final. A partir daqui a Joana Milheiro está a desenvolver toda a restante linha gráfica.

- parte da estratégia de promoção passa pela distribuição de kits, que terão entre outras coisas, dvds, t-shirts, e diverso material como sinopses, CVs, posters, material gráfico, fotos, etc... a Susana tem estado a tratar do assunto.

- o dvd terá alguns extras que estão a ser trabalhados. O Pedro está a finalizar a edição do making of, que irá ser exibido ainda antes da curta, no Bar das Artes no dia 23, assim como o trailer que estamos a preparar. Promete!

Bom, o ponto de situação por hoje está feito... Vou tentar fazer mais alguns posts nos próximos dias com conteúdos como o das sinopses para quem quer conhecer mais do filme...
Até breve.

(escrito ao som de Arcade Fire - Crown of love)

1 Reclamações:

Anonymous Anónimo preencheu o formulário E23 depois dirigiu-se à fila B com fotocópia do Bi e foto tipo passe e disse...

Reclamação do pessoal de Som que já não vê a luz do dia à demasiado tempo:

Deixem-nos fazer o nosso trabalho!!! Editem mas é o filme bem!! sem ser por ouvido! :p

Ass: pessoal de Som que já não vê a luz do dia à demasiado tempo

13/3/06 12:14  

Enviar um comentário

<< ENTRADA: retire uma senha e aguarde a sua vez.