26 março 2006

os personagens

FUNCIONÁRIOS


Zulmira
É funcionária das finanças há 25 anos. Tem uma vida muito rotineira. Vive com a mãe e com 1 numa casa pequena. Depois do trabalho vai para casa e faz o jantar, enquanto a mãe faz arranjos de roupas numa máquina de costura antiga. Em casa, Zulmira é submissa à mãe. Fora de casa, é carrancuda, com necessidade de se impor, altiva, arrogante e com a clara tendência a assumir a liderança em todas as situações, no trabalho, por ser a funcionária mais antiga. O seu desejo era libertar-te daquela rotina e ser independente. A sua maior frustração é não ser casada, ainda viver com a mãe e ter complexos com o seu nome, pois desde criança que o seu nome é sempre o ultimo a ser chamado.

Augusto
É solteiro e vive com os seus dois irmãos, num apartamento antigo. Os dois irmãos são mais velhos e reformados. No final do dia, depois das 16h da tarde, compra o jornal desportivo e o diário antes de ir para casa. Ás vezes passa no supermercado para fazer algumas compras, uma vez que é o único que tem carro. Pára no café, sempre o mesmo de todos os dias e bebe um pingo, ao mesmo tempo que lê os jornais.O seu sonho é ganhar o euromilhões para abrir uma Fundação em seu nome. A sua frustração é ter que aturar os outros irmãos mais velhos, reformados.

Júlio
Acorda às 7h45 para ter tempo de se arranjar e preparar o seu almoço. Sai de casa às 8h30. Chega ao trabalho entre as 8h50 e as 9h. Sai do trabalho às 17h. Chega a casa às 17h30. Prepara o jantar. Vai buscar a sua esposa ao emprego às 20h. Chegam a casa às 20h30. Depois de jantar vai preparar a sua roupa para o dia seguinte. Gosta muito de ver séries televisivas e filmes de comédia e de animação. É meigo com a sua esposa, embora entre eles não haja muito diálogo. Júlio é estéril e a sua maior frustração é não poder ter um filho seu. Tem uma atitude pessimista perante tudo, é enérgico, inflexível e um pouco avarento. Adora cozinhar e é muito meticuloso em tudo o que faz.

Paula
Mora com os pais e tem uma irmã mais velha que adora. O seu sonho é ser como a irmã, ter uma boa profissão, uma boa casa e um bom marido. Adora os seus dois sobrinhos e gosta muito de passear com eles ao fim de semana. Quando não está com os sobrinhos, vai às compras, pois aprecia estar na moda e fazer jogging. Gosta de ouvir musica e ir ao cinema com as amigas. Teve já vários namorados, mas nenhum lhe pareceu demasiado sério. Gostava de casar e pensa muitas vezes no homem dos seus sonhos. É trabalhadora, não se importando de fazer horas extra, mas não é muito esperta.


PÚBLICO


Francisco
Não se preocupa muito em acabar o curso rapidamente, pois trabalha na fábrica de tintas do pai. Os pais são divorciados e vive com o pai, que tem 48 anos e é um bon vivant. Francisco tem uma vida social activa, sai a noite aos fins-de-semana para beber um copo com os amigos. Tem uma namorada mais nova que anda na mesma faculdade no curso de Direito. A sua principal frustração é estar a começar a ficar com entradas no cabelo, por isso é uma pessoa vaidosa, e como está habituado a ter tudo o que quer, é arrogante, impaciente e mimado. Adora jogar bilhar em casa e o seu maior desejo é ser rico como o pai, sem esforço.

Lurdes
É honesta e trabalhadora, mas grosseira e conflituosa se se sente ameaçada. Vive com os pais. O pai dos seus 2 filhos deixou-a.Acorda às 7h.Está das 8h às 18h na escola e a essa hora volta para casa, de autocarro. Quando chega a casa liga a televisão da cozinha e começa a fazer o jantar. Às vezes sai de casa à noite com uma amiga e vão até ao café conversar com as pessoas da rua que também lá se encontram. O seu sonho é encontrar um outro homem que a fizesse feliz e que fosse um bom pai para os filhos.

Fábio
Aparenta ser bem comportado, mas em situações de impaciência é irrequieto e faz traquinices. De manha, vai com a mãe no autocarro, mas no final das aulas, às 16h, vem embora com dois amigos. Gosta de pregar partidas às vizinhas, andar de bicicleta, coleccionar minhocas dentro de um frasco. Joga futebol e queria ser futebolista. Quer por um piercing na orelha, coisa que a mãe não deixa. É reguila, traquina, agitado e esperto. A sua principal frustração é ser baixinho lhe chamarem Pikachu.

Xavier
Revela uma certa fragilidade física.Tem problemas respiratórios e de coluna. É vaidoso e cuidadoso com a sua imagem.Antes de se reformar era um sapateiro bem sucedido.É casado e vive com a mulher numa casa pequena. Tem um filho a viver em França e do qual sente muita falta, por este motivo, é rezingão e introvertido, aliviando apenas esta faceta para o grupo de amigos de há muitos anos, também reformados, com os quais joga às cartas no café ou no jardim.

Laura
É de classe média alta por casamento com um empresário dono de uma fábrica de plásticos. Apesar de leccionar numa escola secundária, tem um horário reduzido e muito tempo livre. Sai com as amigas, vai frequentemente às compras e ao cabeleireiro. Tem um marido ausente que está sempre em negócios e que dá pouca atenção à esposa e filha. Laura parece conformada, pois receia perder todo o conforto financeiro e pensa principalmente na filha. É uma mãe atenciosa. A sua maior frustração é o seu casamento, por isso é impaciente e, de certa forma, carente.

Coutinho
É descuidado no visual. Coutinho é testemunha de Jeová, por influência da sua mulher, embora sem ligar muito a isso. Gosta de observar mulheres jovens e bonitas quando vai na rua, sendo repreendido por isso, algumas vezes. O seu principal desejo era ter uma mulher mais nova, como a Marisa Cruz e a sua principal frustração é continuar casado com a sua mulher e não ter emprego. Colecciona porta-chaves e ajuda a mulher a entregar bolos que faz para vender para fora. É pouco tolerante a comentários e perde logo a paciência, metendo-se ao barulho à mínima provocação. Adora futebol e é adepto ferrenho do Futebol Clube do Porto.

Hélder
É brincalhão, descontraído, divertido, esperto, mas um pouco desleixado com a aparência e com as suas responsabilidades no trabalho. Trabalha o indispensável para ganhar dinheiro porque o que ele gosta é de carros e por isso gasta a maior parte do seu dinheiro a comprar peças para o seu carro, um Opel Corsa com alguns anos. O seu maior desejo é ter um Honda CRX e montar uma oficina de carros. Gosta de ir beber uns copos com os amigos ao café. Tem uma namorada há 6 anos, com quem vai casar. Além de sair com a namorada, sai por vezes com outras amigas.

1 Reclamações:

Anonymous Anónimo preencheu o formulário E23 depois dirigiu-se à fila B com fotocópia do Bi e foto tipo passe e disse...

cooitadinha da paula que "não é muito esperta"...

um abraço p todos! parabéns pelo actualizadísssimo blog.
lá nos vemos na 4a feira!

c mta curiosidade

daniela "paula" carvalho

28/3/06 04:14  

Enviar um comentário

<< ENTRADA: retire uma senha e aguarde a sua vez.